RADIO SABORES DA SERRA

25 de agosto de 2014

Mateus 6:24

O evento realizado ontem em Upanema, em recepção ao candidato Henrique Alves e sua comitiva, merece uma análise profunda de nossa parte, mesmo que no final você não goste do que vou escrever, mas, é importante para mim!

Para começar, queria fazer uma analogia entre uma passagem bíblica, com o que aconteceu ontem aqui em nossa cidade. No livro bíblico de Mateus 6:24, está escrito: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro...”
O candidato Henrique Alves ao vir ontem a Upanema mostrou que iria tentar derrubar essa verdade bíblica. Em suas atitudes, em seu discurso, Henrique tentou agradar a bicudos e bacuraus, senhores dos votos em nossa cidade. Vivemos em um município pequeno em que a rivalidade política é presente de forma explícita. É bem verdade que conseguiu convencer alguns. De um lado os bicudos (que alguns ex-bacuraus não gostam de ser chamados dessa forma), adversários históricos do PMDB, do verde de Henrique, do 15, que até ontem, ou antes de ontem, não engoliam a vez que ele mandou os bicudos tomar veneno. Do outro os bacuraus, aliados de primeira hora, que estão insatisfeitos com a falta de apoio ao grupo que votou em Manezinho na última eleição e não concordam com a aliança com o prefeito atual. Essas divergências sempre existiram e continuarão por alguns anos ainda. Não é exclusividade de Upanema, é bom deixar claro. Também acho que isso é prejudicial ao município em vários momentos de sua história, mas vamos deixar pra outro momento esse tema. O importante, o que eu quero dizer, é que a união desses dois senhores do voto é impossível nesse momento. Claro que toda regra tem exceção, mas o contexto de hoje mostra-nos essa realidade. São grupos distintos, lados opostos, feridos por anos e, não será Henrique “O messias” milagroso que irá cicatrizar essas feridas com simples palavras.

O evento de ontem teve nos bastidores, jogadas que você só fica sabendo aqui. A primeira foi a tomada de frente da organização do evento, por parte do grupo do prefeito. O coordenador regional da campanha disse ao grupo do PMDB que uma comissão iria ser montada para organizar o evento. Essa comissão seria composta por membros dos dois grupos rivais. Mas, o grupo de prefeito se fez de lesado e anunciou local, horário e programação sem combinar com o grupo de oposição, querendo mostrar claramente que quem comandava o evento eram eles. A oposição contra-atacou com a recepção a Henrique na Fazenda Poré, tradicional reduto bacurau.

Por aí vocês tiram como o clima está aqui em Upanema. Aliás, o blog do Anax vem mostrando isso com matérias faz tempo. Não invento nem minto, posso errar, mas errar é humano. O que trago aqui é o que escuto nas ruas. Foi dessa forma que tracei o que aconteceu ontem, segundo minhas fontes e diante de dados como discursos e conversas de bastidores. Então, diante do que escutamos, ontem o público presente não foi animador. Se não fossem os acompanhantes de outras cidades, o pessoal das bandeiras, teria sido um fiasco. Mas, não foi!

1º SENHOR

Como já disse, Henrique sabia da insatisfação do bacurau com essa história de Luiz Jairo no mesmo palanque que o líder do PMDB no estado. Então, Henrique tentou agradar ao grupo, recebendo o mesmo, primeiro e de forma privilegiada. Um grupo expressivo de bacuraus (nada de multidão nem grande público, mas expressivo) ouviu o discurso direto e objetivo do candidato. Em outras palavras Henrique disse que é nascido e criado no PMDB e que, sendo governador, o bacurau é quem vai ter vez (tá mentindo esse rapaz?). “Sou bacurau, sou do verde e vocês estão no meu coração. Não vou deixar minhas raízes. O Rio Grande do Norte vai ter um governador bacurau como vocês”, disse. Foi o suficiente para os presentes terem a certeza de que vale apena agüentar Luiz Jairo em cima de um palanque e depois ser “escanteado”.

Henrique conseguiu sua primeira missão? Agradou ao primeiro senhor? Parece que sim, pois o sentimento de quem tava lá era de euforia e alegria. Henrique disse o que os que estavam presentes queriam ouvir.

2º SENHOR

O outro senhor tinha que ter afago, tinha que escutar o que queria escutar e, escutou. Henrique, com 600 anos de política não iria subir num palanque com um prefeito que lhe apoia para criticar o mesmo ou elogiar seus adversários. Quem foi para o comício pensando em ouvir alguma coisa diferente de elogio a Luiz Jairo, tá precisando se consultar com Dr. Salomão.

Henrique disse o que os bicudos queriam ouvir: que estava admirado com o discurso de Luiz Jairo. Que vai ajudar ele quando for governador. Que era o candidato do verde, do vermelho e do azul. Disse a João Maia que há um ano e meio estava DO OUTRO LADO e que Luiz Jairo deu uma lapada nele e nos bacuraus. Pronto, foi o suficiente para os bicudos que estão mamando nas tetinhas da PMU se alegrarem. Agradou o outro senhor!

Mas, seria Henrique capaz de destruir uma verdade bíblica?

Claro que não meus irmãos, quer dizer, meus amigos.

Pelo lado dos bacuraus, a declaração de uma pessoa que mandou os bicudos tomar veneno a menos de um ano e agora fica tirando onda com a conversa de lapada, não é um candidato que respeita o grupo. A insatisfação com os elogios a Luiz Jairo também foi grande e serviu para muitos confirmarem o desejo de não votar em Henrique. Também serviu para muitos aproveitarem o momento e passarem o recado aos dirigentes locais do PMDB que ou se renova ou acaba. “Agora eu criei nojo mesmo. Ele podia vir aqui falar das emendas dele, que trouxe isso, trouxe aquilo, mas elogiar Luiz Jairo, basta”, disse um bacurau.

Pelo lado dos bicudos, o gesto de atender primeiro os bacuraus e dar um “chá de arquibancada nos bicudos” que esperavam desde as quatro da tarde até as oito e quarenta e cinco, na Praça de Eventos, serviu para deixar o grupo do prefeito fumaçando. O sentimento de que vão votar em Henrique, mas sabendo que o futuro não será azul estava estampado no rosto. O bicudo, bicudo mesmo, teve a certeza de que votar em Henrique é votar nos bacuraus e que essa pode ser mais uma péssima jogada do prefeito, que já demonstrou que escolher candidatos estaduais não é o seu forte. Votar em Henrique é dar vez ao adversário, que não vai abrir mão de quem sempre lhe apoiou para apoiar Luiz Jairo que muda mais de partido que seu candidato a deputado. “Taí bando de besta, vão votar nele! Ele dar vez a Dorian, que é da cozinha dele. Vai dar vez a nós? Nunca!”, disse um bicudo indignado.

Então meus amigos, o cenário em Upanema hoje é esse. O mesmo que o blog do Anax tem dito há muito tempo. Tanto de um lado, quanto do outro, existe sérias restrições para votar em Henrique. É claro que ele vai ter muito voto, em virtude dos dois grupos polarizarem os votos locais, mas aumenta todo dia a quantidade de insatisfeitos com as decisões do prefeito e do grupo de oposição. A vinda de Henrique só piorou o quadro.

Os votos brancos e nulos eram uma crescente, mas o grupo que apoia Robinson e Fátima, resolveu se aproveitar da situação de total insatisfação com o cenário político local e tentar captar os votos desse povo. Hoje, pela primeira vez já veio um carro de som para rodar com as músicas de Robinson e Fátima. Lideranças e eleitores também tomaram uma dose de ânimo e começa o boca a boca de vamos votar em Robinson e Fátima. Aí já sabe, quando o povo quer...



15 comentários:

Anônimo disse...

Alguns dias atrás, ouvi falar que o prefeito (PR) seria o candidato da próxima com a anuência de Henrique e o vice seria do PMDB, ora simplesmente porque o João Maia, é o vice, essa mesma peleja eu assisti em 2010, com a Sra Rosalba e Robison Farias, prolongou-se por poucos dias a permanência do vice, porque que o Henrique aceitaria fazer um trato desse, sabendo que perderia o espaço do seu partido(PMDB), isso nunca vai acontecer, esqueçam essa possibilidade, não tenho nem dúvida disso, jamais acontecera, essa união em Upanema.

Anônimo disse...

Anax, voce foi feliz em fazer esta matéria com tanta lucidez dos fatos que aconteceram evidentemente ontem em Upanema. Acredito que Henrique nunca irá agradar a duas pessoas, muito menos em si tratando de BICUDOS E BACURAUS. As urnas vão falar por si só, aguardemos.

Anônimo disse...


A palavra probabilidade deriva do Latim probare (provar ou testar). Informalmente, provável é uma das muitas palavras utilizadas para eventos incertos ou conhecidos, sendo também substituída por algumas palavras como “sorte”, “risco”, “azar”, “incerteza”, “duvidoso”, dependendo do contexto. Upanema hoje convive com essa palavra enigmática no contexto político.

Anônimo disse...

Vcs se conformem que vai demorar Luiz Jairo entregar essa prefeitura.Nós bicudos tivemos Vilma do nosso partido governadora e as obras e serviços vinham pra o prefeito na época e agente dizia essa mulher é muito ruim não ajudar a Luiz Jairo ser prefeito, do mesmo jeito vai ser no futuro bem próximo o bacurau se lamentar tb.Saibam esperar como os bicudos, que um dia vcs chegam tb.E Anax vc parece que quer ver Henrique ser fracassado em Upanema mas, esses mesmo comentários vc fazia na campanha de 2012 e vc quebrou a cara. Foi tudo o contrário. Deixe de ser besta que o povo quer tá do lado do poder, eu não sei nem que é mais bicudo e bacurau , pois todo dia tem adesão, um prefeito com 85% de aprovação não precisa dizer mais nada.

Anônimo disse...

O deputado Henrique e Garibalde vai saber do que vc está fazendo, trabalhando contra.

Anônimo disse...

ISSO É SO UMA CAPANHA POLITICA CAMARADA,NAO É NADA DISSO QUE VOCE TÁ FALANDO,SO GENTE IDOLATRA COMO VOCE IR NUMA CONVERSA DESSAS.

Anônimo disse...

voces acabem com esse negocio de bicudos,aqui nao existe bicudos e sim bacurau,aqui existe azuis e vermelhos e anti-verde e bacurau.

Anônimo disse...

85% de aprovação é só aquele povinho q tava ali no comício? Só os cargos comissionados que são os q tem q ir! Kkkkkkkkk nao tinha ali nem os 1024 da vantagem da campanha passa! Kkkkkkkkkkk
Será mesmo que o omi tem 85%? Kkkkkkkkk
Kd a moral pra encher o pátio do comício do candidatos dele kkkkkkkkkkkk
O negocio ta fei viu bicudos babacionistas!

Antonio disse...

O MEU VOTO É DE ROBINSON E FÁTIMA ATÉ DEBAIXO D'-ÁGUA ATÉ PORQUE NEM DE VENENO EU GOSTO.

e para prefeito 2016..... Depois eu digo.

Anônimo disse...

concordo com suas palavras em gênero,número e grau. Uma palhaçada

Anônimo disse...

é uma pena que tenha pessoas tão ignorante como esse camarada do comentário acima, isso é uma comparação burro!!!!

Anônimo disse...

O nosso terceiro comentador parece que não viveu em Upanema na época de Vilma gov e Jorge Prefeito. Upanema ficou isolado e abandonado pelo Estado. Tudo que Jorge fazia era por sua própria capacidade de gerir com recursos próprios da prefeitura e com recursos federais, porque o prefeito tinha muita vontade política de adquirir as coisas. Infelizmente no Brasil é assim. prefeito que não é do lado político do governador é abandonado. Agora vem vc dizendo que Vilma fazia as coisas por Upanema. Só sendo inocente ou querer enganar os outros. Vem com essa, vem!

Anônimo disse...

Anax, cadê meu comentário que no final diz assim "a união faz a força". Porque você não publicou?

Anônimo disse...

anax eu queria que esse babao mostrasse o que vilma fez em upanema porque eu nao sei e ninguem sabe agora fatima sim aquela merece o voto do povo de upanema eu estou com ela

Anônimo disse...

Esse povo besta que faz politicagem não viram o que Vilma já aprontou em Upanema Jorge voto nela ele nunca deu atenção a ele Jairo tá cansado de votar nela e nunca que ela olhou pra ele deixem de serem babacas só aparece na campanha nem pra inaugurar uma obra que ela fez ela não veio.