RADIO SABORES DA SERRA

27 de outubro de 2016

EXCLUSIVO: NONATO GARCIA DIZ QUE NÃO SERÁ MAIS CHEFE DE GABINETE NUMA FUTURA GESTÃO

Resultado de imagem para nonato garcia upanemaO Blog do Anax manteve uma conversa informal, essa semana, com o Chefe de Gabinete do município, Nonato Garcia. Ao lado de um grande empresário local, discutimos assuntos ligados a política com destaque para os desdobramentos da campanha passada, o cenário da eleição da presidência da Câmara e o futuro do mesmo na política local.

Sobre um áudio que circulou  na internet e que a oposição deverá utilizar como acusação de suposta captação irregular de votos, onde supostamente um dos envolvidos seria ele, juntamente com o prefeito Luiz Jairo, Nonato confessou que realmente as vozes são deles (Nonato e o prefeito). Defendeu-se dizendo que a situação em questão foi montada e que está tranquilo caso venha ser preciso se defender na Justiça.

Sobre a presidência da Câmara, Nonato foi enfático ao dizer que pela experiência dele, Monthalgan é o que tem menos chances de se eleger presidente da casa. “Não tô dizendo que vai ser fulano ou fulano. Estou dizendo que pelo que eu converso com os outros vereadores, da situação e da oposição, não vejo o nome de Monthalgan com possibilidade de ser presidente”, disse. Nonato voltou a deixar claro que é uma opinião pessoal e que não tem informações, interferência nem predileção por daquela candidato a presidência da casa.

Nonato também revelou com exclusividade que não será mais Chefe de Gabinete no futuro governo do prefeito Luiz Jairo. Ele disse que acredita que já deu sua contribuição com o governo do prefeito e deverá se afastar de um próximo mandato. Ele informou que pretende tomar novos rumos na política e que não passam pela política local. Não vamos revelar os projetos, mas Nonato tem ideias ousadas e surpreendentes.


Sem dúvida Nonato é um grande nome do cenário político local. Como todos, têm suas qualidades e defeitos.  Controverso, detestado por muitos, mas tem minha admiração pela capacidade de diálogo com muitos setores e muita gente. É uma das raposas velhas da política. Cumpriu seu papel enquanto se propôs a tal, mas não se surpreendam inclusive, se ele voltar atrás dessa decisão de não ser mais Chefe de Gabinete. 

24 de outubro de 2016

A SOCIEDADE UPANEMENSE NÃO APOIA MARGINAIS

O blog do Anax tinha dado um tempo de forma proposital, tendo em vista os ânimos políticos estar ainda efervescentes diante da campanha recente. Esperamos quem perdeu se acalmar e quem ganhou, comemorar. É a democracia. Essa consciência democrática, graças a Deus, eu tenho e a maturidade me fez perceber que não vale a pena acirrar mais os ânimos. Preferimos esperar a poeira baixar.

Mas, o que aconteceu com minha família esse final de semana, onde um marginal tentou colocar fogo em um carro do meu cunhado, é algo extremamente covarde e sem palavras pra descrever. Gente da pior espécie da sociedade upanemense. Que se esconde atrás de um capacete para na madrugada vir causar um dano que poderia ter sido pior para nossa família, vizinhos e até mesmo para ele, que levou sorte também – e ele sabe por que levou sorte.

Não quero que ninguém venha se juntar ou defender nossa família. Isso nós faremos, já estamos fazendo. Agora, o cidadão de bem, o pai de família trabalhador que compactua, que apoia ou faz vista grossa para um caso desses é marginal igual ou pior que esse bandido. A pessoa trabalhar honestamente para ter seu veículo ou um bem e vir um marginal colocar fogo no mesmo, é pra ser veementemente repreendido e combatido por nossa sociedade. Isso não é coisa que o POVO DE UPANEMA compactua. Hoje, foi nossa família, amanhã poderá ser a sua. Upanema não pode ficar a mercê de bandidos como esses.

Somos uma família formada por pessoas de bem. É no campo das palavras e das idéias que lutamos e defendemos nosso pensamento e o que entendemos ser o melhor para Upanema. Até hoje, acreditamos nas autoridades policiais e vamos cobrar das mesmas que façam sua parte. Começando pela própria Polícia Militar que por ter só UM policial de plantão, não veio atender a ocorrência. Não culpo a Polícia, mas faço o registro para os senhores terem idéia de como anda a segurança de Upanema. Registramos o BO e esperamos providências por parte da Polícia Civil. Tenho certeza que a mesma irá dar resposta a sociedade upanemense. É preciso identificar, prender e julgar para que toda Upanema saiba com quem estamos lidando. 

Não tenham dúvidas que esse incidente só serviu para nos fortalecer. Vocês deram mais um passo atrás e perderam mais crédito com as famílias, homens e mulheres de bem de Upanema. Tenho certeza que Upanema ficou chocada com tamanha violência e vandalismo e não concorda com isso. Cada vez mais vocês se tornam menores com atos como esses. Não tenho dúvida que a maioria dos grupos políticos, seja situação ou oposição, condenam esse ato. O desprezo é o melhor que posso oferecer pra vocês. 

Reforço que continuaremos com nosso trabalho nos blogs. Da mesma forma, sem aumentar nem diminuir: apenas falando a verdade.



13 de outubro de 2016

ELEIÇÃO DA CÂMARA JÁ TEM CANDIDATOS E PROMETE SER BASTANTE DISPUTADA

Resultado de imagem para vereador ibinha
A oposição se antecipou e já lançou um nome para disputa da cadeira de presidente da Câmara no primeiro biênio da próxima legislatura. O nome do vereador Gineton Costa – PSD foi uma escolha unânime e merecida, na minha opinião. Gineton foi o vereador mais votado pelo lado da oposição, já tem experiência e goza de prestígio junto aos colegas. Mesmo assim, por não estar no grupo da situação, que conta com cinco votos, tem uma eleição difícil e espera contar com o apoio de algum voto dissidente ou duas chapas do grupo situacionista. 

Pelos lados da situação, o quadro de incertezas é total. Temos a informação de que pelo menos três, e quem sabe até quatro candidatos tem interesse na presidência da casa.

Resultado de imagem para monthalgan fernandes
O primeiro é o vereador Monthalgan Fernandes. Monthalgan conta com a experiência a seu favor. Conhece a realidade e os meandros da casa.  Pesa a seu favor também, o apoio do cunhado do prefeito em sua campanha, o que se traduz em confiança para ocupar a cadeira de presidente. Por outro lado, foi justamente esse apoio que deverá pesar e dificultar a conquista de votos no grupo. Alguns vereadores e até mesmo candidatos que perderam, se sentiram incomodados com o apoio dado a Monthalgan. Resta saber agora se o vereador terá o apoio para convencer os insatisfeitos que o seu nome é o melhor para o grupo. Acredito que com o apoio de pessoas ligadas ao prefeito, ou até mesmo a interferência do prefeito – que deverá ocorrer nos bastidores - Monthalgan é o favorito.

Resultado de imagem para vereador ibinha
O segundo nome é o do vereador Ibinha, que renovou seu mandato e suas expectativas de mais uma vez ser presidente. Ibinha sofreu um duro golpe na legislatura passada, quando acreditou na promessa que seria o presidente no segundo biênio e teve que engolir a escolha do vereador Carlos César como representante do grupo. Agora, Ibinha já deixou claro que não abre mão do sonho de ser presidente. Mas há quem diga que Ibinha não tem coragem suficiente para se impor em busca da presidência. Vamos aguardar, pois se quiser, tem argumentos para pleitear a vaga.

Resultado de imagem para franklin moura upanema
Outro nome que se candidata e já está em “campanha” em busca da presidência, é o vereador Franklin Moura. Vereador mais votado nessa eleição, Franklin chega a casa como uma surpresa, já que disputou pela primeira vez uma eleição e teve votação expressiva de quase 700 votos. E é justamente essa votação que o credencia a postular a vaga de presidente. Como ponto que pode pesar contra, a inexperiência e a incerteza sobre seu comportamento político liga o sinal de alerta no grupo do prefeito. Franklin não está entre os primeiros no ranking de confiança política do grupo do prefeito. Entre Monthalgan, Ibinha e Franklin, o grupo confia mais nos dois primeiros. Mas, mesmo assim Franklin tem chances.

Resultado de imagem para carlinhos garcia
O vereador e ex-presidente Carlinhos Garcia corre por fora. Apesar de fontes nos informarem que o mesmo diz que tem dois votos, o dele e o do genro, vereador Igor Basílio, Carlinhos ficou muito desgastado depois de seu mandato, principalmente junto aos vereadores que compõem o grupo da situação. Dificilmente Monthalgan e Ibinha irão abrir espaço para mais um mandato de Carlinhos. Sem contar que é quase impossível vir alguma sinalização de apoio por parte do prefeito e seu grupo diante do que ocorreu no período pré-campanha desse ano. A falta de apoio no próprio grupo é uma realidade para Carlinhos.


Esse cenário descrito não é prego batido e ponta virada. A eleição é um jogo e só teremos a certeza do que ocorrerá, no dia. Hoje esse é o cenário, mas tudo pode mudar, inclusive nada. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa que promete ser uma das eleições mais interessantes dos últimos anos. É pagar pra ver!

11 de outubro de 2016

"O ÓBVIO É A VERDADE MAIS DIFÍCIL DE SE ENXERGAR"

Tem coisas na vida que a gente tenta esquecer, outras não conseguimos entender e outras não dá pra disfarçar. Mas, uma das piores coisas é enxergar o óbvio e mesmo assim tentar passar a imagem distorcida daquilo que você tem conhecimento como verdade. O nome disso chama-se canalhice.

É isso que alguns, alguns, alguns o quê meu Deus...? Alguns seres humanos, aliados do prefeito Luiz Jairo estão fazendo em redes sociais. Primeiro tentam esquecer o passado recente de uma campanha onde um candidato pregou e executou uma campanha limpa, contra um que em palanque disse que seus eleitores estavam explorando o mesmo.

Ganharam a campanha e até hoje não conseguem entender como um candidato sem passado político, que teve praticamente 60 dias de campanha, sem estrutura financeira e com discurso e práticas diferentes da manjada política tradicional, conseguiu dividir pela metade os votos do povo de Upanema. Como conseguiu convencer com palavras e ações e principalmente, fazer uma das campanhas mais bonitas da história de Upanema. Para a maioria dos adversários, é difícil entender. É mais fácil acreditar no mais fácil.

Mas, para a maioria, não dá pra disfarçar que ganharam e não existe clima de vitória. Vitória amarga, cara, com conseqüências imprevisíveis para nosso povo. Essa é a realidade. O ânimo dos derrotados nas urnas, ou seja, o ânimo da oposição, é algo inédito, jamais visto, parece que venceram. Na verdade não vencemos no voto, por motivos que toda Upanema conhece, mas a consciência é vitoriosa, pois fizemos uma campanha dura, onde até pra fazer santinhos era difícil, onde pra atender aos visitantes do comitê era preciso fazer cotinha para comprar café, copos descartáveis, chá etc. Mas, mesmo assim era lotado todas as noites. Isso incomoda. Isso faz o vitorioso nas urnas ficar se perguntando: como pode, eles perderam e estão felizes? Perguntas como essas impedem que os mesmos façam o que estaríamos fazendo de forma ordeira até hoje, se tivéssemos ganhado: comemorando a vitória! Ao invés disso, estão preocupados com os derrotados. Oxe! O que houve com a vitória de vocês?! Tá com sabor de derrota?

A verdade é que estão tentando justificar o injustificável. Então está sendo buscada uma forma de de dar uma satisfação para os aliados que estão decepcionados com a propaganda tão repetida dos dois mil votos de maioria, que não aconteceu. Mas, eles sabem que o povo de Upanema, de forma livre, espontânea, decidiu votar num candidato único, que foi abraçado de forma sincera e soube retribuir ataques com propostas e sentimentos verdadeiros. O choro era real, a emoção era clara, a alegria era contagiante, os vídeos e depoimentos emocionantes. Na palavra de Onildo via-se a segurança, não transparecia falsidade, ódio, nem muito menos mentiras. É duro admitir que Onildo foi forte, guerreiro e capaz de com pouco, dividir os votos de Upanema ao meio. Mostrando que a rejeição real das urnas, do prefeito, é mais de cinqüenta por cento. Isso é óbvio, mas não querem acreditar ou querem que você não acredite. Como disse a escritora Clarisse Lispector: 'O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar.' É simples!

Ainda tentando contrapor o óbvio, querem colocar na oposição, que tinha Onildo como líder, a compra de votos como forma de diminuição de uma maioria que só existiu na pesquisa do prefeito. É a coisa mais absurda que vimos nos últimos tempos. Causou nojo e revolta nas pessoas de bem de Upanema essa acusação, pois todos sabem como foi essa campanha. Até mesmo pessoas que votaram no prefeito, reconhecem que Onildo é um homem correto, honesto e só aceitou ser candidato com essa condição de fazer uma campanha limpa.

Procuraram a pessoa errada para acusar de corrupto, comprador de votos. Onildo já acionou o setor jurídico para que os acusadores, que publicaram afirmações ou insinuações, provem que o mesmo comprou votos ou foi responsável por qualquer ato nesse sentido. Em contrapartida, Onildo também autorizou a entrega ao Ministério Público de áudios, documentos, fotos e vídeos com suspeita de compra de votos por parte da coligação adversária, para investigação. Tudo para que a sociedade de Upanema saiba que quem defende uma campanha limpa, não compactua, não apoia, nem fica calado diante de caluniosas.  


Parabéns mais uma vez Onildo. Você me representa!

7 de outubro de 2016

COMENTÁRIO ENVIADO PELO LEITOR EDWARD BEZERRA

Primeiro como é direito meu o direito de resposta,queria que o nobre blogueiro publicasse o que vou responder.Primeiramente que não estou nem um pouco arrependido de não ter votado no SR.ARLINDO CARLOS PARA VEREADOR e segundo como é que ia votar em uma pessoa que estava tentando a todo custo derrotar o meu irmão,ele só estava vendo o lado dele,e o nosso?queria também dizer a ele que tanto faz o mesmo ser meu tio ou não,isso não vai mudar minha vida em nada,como ele mesmo disse a gente é parente de quem quer e também que não dependo dele para nada.Será que minha mãe esta se sentindo bem com as palavras que o SR.disse com a gente,tanto que ela lhe defendia,será que ela esta satisfeita?Não doí na sua alma o que o SR. dizia com meu irmão,só não o chamava de santo,até em um comício o SR.disse que o mesmo ia pegar o beco e a mala,mas nós sabemos quem pegou tudo isso.Para finalizar quero dizer apenas uma coisa,faça uma reflexão de todas as besteiras que o SR. cometeu nesta campanha,pare e pense.Queria que o amigo ANAX publicasse abaixo da publicação dele. 

6 de outubro de 2016

A LUTA CONTINUA (TEXTO ENVIADO PELO LEITOR ARLINDO CARLOS)


Quero antes de fazer qualquer comentário, levar a todos aqueles que sufragaram o meu nome o meu muitíssimo obrigado pela votação que obtive nas eleições do dia 02/10/2016. Entretanto, pelo simples motivo de não ter alcançado o objetivo de ser vereador, não me desanimo de desistir de continuar na vida pública e de servir ao meu querido povo de minha terra. Estou de cabeça erguida para enfrentar outras batalhas, eis que ainda não perdemos a guerra. Dai o meu agradecimento ao generoso povo de Upanema. E digo: “a luta continua”. E cito: é melhor a dor da derrota do que a vergonha de não lutar. Continuo firme fazendo oposição a nova administração, e ninguém me calará nem muito menos me intimidará, mesmo sem ter o mandato de vereador. 


Após fazer este agradecimento, é preciso que eu faça um relato da campanha de prefeito e vereador de Upanema. A votação obtida pelo então candidato Onildo Bezerra foi surpreendente, e a impressão que fica é de que o município está, eleitoralmente dividido meio a meio, diante de uma pequena maioria de apenas 160 votos em favor do seu opositor. Está de parabéns o nosso candidato ONILDO, que fez uma campanha limpa, honesta, sem efetuar compra de votos. 

É preciso também que se faça alguma coisa, principalmente o Ministério Público Estadual, que procure investigar o candidato adversário, o Senhor Luiz Jairo, especialmente o que aconteceu nos últimos dias de campanha. Parabéns Onildo, você foi grande, honesto e, sobretudo, herói, em razão de ter enfrentado a máquina lubrificada da Prefeitura. Com a palavra o Ministério Público.

Feitas essas considerações, é necessário dizer a toda a população upanemense que tive uma oposição radical de todos aqueles que estavam do lado oposto, principalmente no que se referem a 4(quatro) sobrinhos que se utilizaram da maldade, da deslealdade, da ingratidão, para me derrotar. Utilizaram-se de expediente mentirosos, maldosos, falsos, espalhando por todo o município de que eu não seria candidato, porque se achava impedido pela justiça. Eu não posso perdoá-los, nem muito menos esquecer a safadeza que eles fizeram comigo. Não votar em mim, tudo bem. Agora tentar denegrir a minha imagem, não posso admitir!. Por esta razão, lamento dizer: não os considero mais, a partir de agora como meus sobrinhos, considerem-me uma pessoa estranha ao convívio familiar de cada um, não os conheço, não terei remorso por ter tomado tal decisão. Tomei essa atitude depois de refletir e consultar meus irmãos que me acompanham. A amizade deles não me faz bem. Cumprimentá-los será simplesmente por uma questão de educação que meus pais sempre me ensinaram. É preciso que se entenda que o próprio sangue é o que mais ofende, e é o sangue o que primeiro que apodrece. É como sempre digo: “tenho parte com quem eu quero”, e as vezes um estranho torna-se mais útil do que um de sua própria família. A natureza foi infeliz quando não permitiu que agente pudesse escolher os seus parentes, pois, os amigos você escolhe, os parentes por força da natureza você os tem. E digo mais, atribuo o insucesso de meu pleito a parte de minha família, que não votou em mim, inclusive eles, preferiram votar num estranho, considerado forasteiro e aventureiro, sem nenhum laço de consanguinidade, sangue este oriundo das veias de meus pais, Damião Alexandre de Oliveira e Maria Carlos de Oliveira, simplesmente por vingança e, sobretudo, por não ter votado num candidato que governa com a família, para a família e para seus cunhados, gastando o dinheiro público. Eles foram os causadores do meu insucesso, tentaram de tudo para que eu não chegasse à Câmara Municipal.

É bom lembrar, o candidato deles teve menos de 250 votos. Uma vergonha. Eu, tive aproximadamente 400 votos, o que não me envergonha, em razão de ser já considerada uma votação expressiva. 

Ora, citá-los neste texto, nome por nome, seria manchar o nome de meus pais e sujar todo esse conteúdo. 

Não posso perdoar, especialmente, a um sobrinho que tem a ousadia e fragilidade de postar na internet, como forma de me provocar, de me insultar, uma foto de seu candidato, um candidato forasteiro e aventureiro, que não tem nenhum serviço prestado ao Upanema, que só vem a esta cidade de 4 em 4 anos quando há eleição. 

Aqueles sobrinhos que não votaram e que não fizeram campanha radical contra mim, estão integrados ao meu convívio fraternal e familiar, até porque não me magoaram e, consequentemente, não pediram votos contra mim.

Quero nesta oportunidade agradecer aos meus sobrinhos que me acompanharam. São eles: Gustavo, Carlos Henrique(filhos de Amon), Segundo, Alexandre(filhos de Almir), Paulo, Lívia, Flávia, Felipe, (filhos e filhas de Francisco) e outros que por questões outras não posso citar.

Agradecer as minhas cunhadas Leia, Marly, Conceição, que lutaram incansavelmente por minha eleição, Fátima, que mesmo distante rezou e torceu pelo meu sucesso, Clélia, minha companheira fiel de todas as horas, que compartilha do meu sofrimento, que foi uma batalhadora e guerreira em prol do meu objetivo, quero aqui dizer que o maior sentimento de uma pessoa é gratidão e eu lhes agradeço de coração, sou grato a todas, será uma gratidão infinita, que não prescreve. Fiquem com Deus.

Agradecer aos meus filhos, Carlos Henrique, Trébia, Christianne, que tanto me ajudaram sem medir esforços, numa luta incansável, objetivando a minha eleição. 

Agradecer carinhosamente aos meus irmãos, Antônio Carlos, Amon Carlos, Almir Carlos, Francisco Carlos, pelo apoio incondicional e fraterno de todas as horas, a minha irmã querida, Maria José Bezerra, essa boa irmã, boa filha, mãe exemplar, lutadora incansável, com quem convivi vários anos no mesmo teto, guerreira de todas as horas, quer sejam nos momentos fáceis e difíceis da vida, conciliadora da paz e da união de todos os seus irmãos, que ao fazer essa homenagem não me contenho, “choro”, porque sei do sofrimento dela em toda essa história, além do mais, chorar faz parte das emoções quando agente ama alguém, sente saudade ou quando aquela pessoa faz parte de nossas vidas e você, Maria José, pertence a um pedaço de nossos corações, faz parte da nossa vida, da nossa infância lá no Sítio Fazenda Nova, ao lado dos nossos queridos Pais. Por isso, rendo-lhe as minhas homenagens, por ser você uma irmã adorada por todos os irmãos, e que por tudo isso merece o nosso aplauso. Que Deus a abençoe. Você está com Deus.

Não me cansarei de agradecer a todos que votaram em mim, obrigado, obrigado, obrigado...................

5 de outubro de 2016

ONILDO FOI FORTE E GUERREIRO

A eleição desse ano vai ficar na história como a campanha que um homem honesto, com propostas simples, que não gastou com compra de votos e recebeu o apoio de praticamente metade da população. Contra um prefeito desgastado, que se utilizou dos mais diversos recursos para ganhar a campanha nos últimos dias do pleito.

Onildo cresceu e superou o prefeito na reta final. Upanema sabe o que aconteceu da sexta para o domingo. Upanema sabe quem fez uma campanha digna de ficar na história. Nós sabemos quem dormiu com a consciência tranqüila no dia da eleição.

Quando eu disse que a campanha era equilibrada, que a pesquisa de quase dois mil votos de maioria não refletia a realidade da campanha, aliados do prefeito trataram de fazer o que sempre fazem e ganham dinheiro público pra isso: disseram que era desespero, que a pesquisa era “verdadeira” e que eu era mentiroso. Pois bem. Agora eu pergunto: quem estava certo?

A rejeição do prefeito foi maior que sua vitória. A oposição termina a eleição de pé, de mãos limpas e de cabeça erguida. O poderio utilizado não abalou 4.622 upanemenses que continuarão incansáveis fiscalizando e cobrando o governo que tem metade da população contra. A luta tá só começando.